Medicina Ayurveda (teórico e prático)

 

Formação em Medicina Ayurveda 

A ciência Ayurveda, segue uma filosofia voltada para seguir com naturalidade o funcionamento natural do ser humano como um todo. Para isto, observa a natureza individual de cada ser e a partir desta premissa, trabalha de acordo com as necessidades imediatas e também com as remotas. Para isto emprega como tratamentos métodos naturais de limpeza orgânica, conhecido como panchakarma, assim como, métodos naturais de correções com usos de fitoterapias, reorganizações alimentares, massagem corporais, orientações psicológicas, rotina diária como hábitos novos a serem adquiridos e até mesmo jejum em certos casos. Para isto, é necessário que o aluno que deseja obter este conhecimento siga um caminho onde inicia pelos parâmetros básicos (filosofia e história) desta ciência, para então, a partir deste conhecimento, caso haja a identificação e o prazer, possa prosseguir com os estudos mais profundos desta ciência milenar, que na Índia, país de origem da Ayurveda, e cursado em nível de universidade com o aprendizado passado em 5 a 6 anos.

Ayurveda e uma das medicinas oficiais na Índia, para tanto, lá, existem então os médicos que cursaram a universidade de Ayurveda e assim tem o referido título de Médico Ayurveda. No Brasil, onde a Ayurveda tem começado a ser divulgada, infelizmente ainda não temos universidades que ensinam esta ciência e mesmo aqueles que são formados em medicina ocidental, não tem um título a altura de “Médico Ayurveda” e sim, tem o conhecimento em Ayurveda como qualquer pessoa pode obter, indo lá na Índia ou estudar Ayurveda no Brasil com pessoas capacitadas e principalmente aquelas que cursaram o conhecimento da ciência lá, na Índia, país de origem.

Para tanto o IBRATA, Instituto que tem como fundamento a divulgação da ciência Ayurveda no Brasil, tem em sua equipe profissionais que tiveram formação de Ayurveda na índia, e se propõem a ensinar em doze meses, este curso extremamente terapeutico, que inclui os vários métodos de tratamentos internos e externos propostos por esta milenar ciência indiana.


Ma Prem Ila

 

Ministrante: Ma Prem Ila

- História da Ayurveda.
- Filosofia Samkya.
- Composição mahabutica elementar, as origens da Medicina Ayurveda.
- Téoria dos tridoshas.
- Função dos doshas.
- Os subdoshas. Os sete tecidos, os três malas, os srotas.
- O conceito de agni, prana, tejas e ojas.
- Abordagem diagnóstica em ayurveda: Pulsologia, lábios, Olhos, unhas, língua, fezes, urina, sons. (teórico e prático)
- Anamnese Ayurveda (teórico e prático)
- Fisiopatologia Ayurveda, Conceito de Ama. As doenças segundo o ayurveda, as causas das doenças, os conceitos de sancaya, prakopa, prasara, sathana samsraya, vayakti, bheda.
- As doenças de Vata, Pitta e Kapha. As doenças segundo os Srotas
- Dinacharya (rotina diária) e jejum.
- Introdução a Shamana e shodana.(apenas uma abordagem verbal das técnicas)

- Fitoterapia ayurveda.
- Anatomia, fisiologia, nutrição
- Técnicas de massagens: abhyanga, shyroabhyanga, garshana.
- Terapias gerais: shyrodhara, pinda sweda,  netra basti, kati basti, shirobasti, hridi basti, Greeva basti, Janu basti, swedana.

 

Público alvo: 
Médicos, psicólogos, terapeutas, biólogos, farmacêuticos, Fisioterapeutas, professores de yoga, estudantes de área de saúde, e pessoas interessadas em qualidade de vida.

Pré requisito: Segundo grau completo!
Duração: 12 meses

Veja aqui a próxima turma

< voltar   
Rua Soares da Costa, 128/101 - Praça Saens Pena -Tijuca - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 2572-3537 - Fax: (21) 3281-3537